sexta-feira, 1 de maio de 2009

Fúria no trânsito


Uma matéria da Veja desta semana chamou minha atenção para um assunto que eu costumo reparar bastante e refletir: o comportamento agressivo das pessoas no trânsito. A reportagem revela, como até as pessoas que costumam ser calmas e tranquilas no dia-a-dia acabam ficando furiosas o dirigirem pelas ruas das grandes cidades. A repórter conversou com psicólogos para tentar explicar o porquê de tanta fúria, que se resume a buzinadas, fechadas, xingamentos e brigas feias, algumas com fins trágicos. Eu já presenciei várias, muitas vezes por motivos aparentemente bobos. Gente que sai do carro preprado pra guerra. Costumo ficar impaciente e realmente muito nervosa com as pessoas no trânsito de Goiânia, que na minha opinião tem muita gente folgada e barbeira. E falo isso porque tirei carteira em Brasília e dirigi muito tempo por lá e o trânsito é bem mais civilizado. Um bom exemplo é que lá as pessoas param na faixa para o pedestre atravessar, situação muito rara de se ver nas ruas de Goiânia. Já reparei que aqui muitas pessoas ficam realmente bravas quando você pede passagem, e vão logo jogando o carro pra frente para que você não aproveite a brecha. Mesmo sabendo que um dia são elas que vão precisar passar, para virar em alguma rua ou coisa assim. Fico com raiva quando o cara vai se enfiando achando que é melhor. O ser humano nessas situações se mostra egoísta, já que ele sempre se ofende no trânsito com pessoas que cometem infrações que muitas vezes ele mesmo comete. Vejo também que o mais forte sempre sai ganhando. Ônibus e caminhonetes cometem infrações absurdas só porque são grandes. Isso também dá raiva. Os carros pequenos que se virem e se espremam nas ruas. Acho que o que dá mais raiva é que certas pessoas não têm limites e não pensam que as ruas são lugares onde todos devem conviver e por isso o outro deve ser respeitado. Odeio quando as pessoas param pra bater papo no meio de avenida, ou então andam bem devagar na pista da esquerda enquanto a pista da direita está livre. Tem gente que até passa por cima de calçada porque está com pressa. Por que de certo este motorista é o único que está com pressa né?! Nossa, acho que já estou ficando furiosa só de pensar... Mas nada justifica o comportamento cada vez mais agressivo das pessoas. A matéria da Veja fala que muita gente abusa da falta de educação porque são anônimas, por isso brigam sem medo de serem reconhecidas. Outras têm o costume de descontar a raiva e o estresse nos outros. Muitos se consideram melhores que a média mesmo, e há aquele que se comporta mal no trânsito porque tem certeza da impunidade ou porque não é reprimido por outras pessoas do seu círculo social. São muitas as explicações. Uma coisa a se pensar.

8 comentários:

  1. Eu que não dirijo também fico morrendo de raiva do trânsito de Goiânia. Dá vontade de xingar - e olha que eu nem falo palavrão..hehehee. Aff...é o pior trânsito do mundo...

    ResponderExcluir
  2. Alexandre Mendonça5 de maio de 2009 09:30

    Camila...com todo respeito..

    nao sei quem dirige pior, se é vc ou o mister magu...kkkkkk

    o Blog ficou melhor com as fotinhas....batuta!

    pena q são poucas atualizaçoes...

    lamentavel..

    ResponderExcluir
  3. Alexandre Mendonça5 de maio de 2009 09:32

    Ahhhhh...

    se não tiver um "texto" q fale da magnifica vitoria do Goias Esporte Clube perante a largatixa....eu nao vou neim entrar mais nesse site...

    viu senhora Camila?

    ResponderExcluir
  4. Erika, se você acha que é o pior trânsito do mundo está precisando conhecer o trânsitos dos hermanos bolivianos e peruanos. Embora não haja a agressividade assustadora que a Camila está destacando e seja uma surpreendente bagunça organizada, trata-se de um verdadeiro deus-nos-acuda.

    ResponderExcluir
  5. Valfredo Catamaru6 de maio de 2009 10:16

    e na Blumenlândia? como é o trânsito por lá?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite , meu nome é Denian Simionato e sou proprietário do site www.transitodobrasil.com.br, estou fazendo uma grande promoção para as pessoas que tem blog ou site. Linkando o site www.transitodobrasil.com.br em seu blog você irá receber a Apostila "Aprenda Como Recorrer Multas de Trânsito" no valor de R$19,90 gratuitamente e com direitos de revendas. Caso queira participar envie um email informando o seu url e que o link ja encontrasse no site que em até 48 horas o Kit será enviado. Agradeço a sua atenção e aguardo seu contato

    http://www.transitodobrasil.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog!

    Sarah
    www.essenciadesign.com.br

    ResponderExcluir